Mulher

Banco Imobiliário foi criado por uma mulher e ela queria que o jogo comprovasse uma tese

Comprar todas as terras, ter os imóveis com maior valor de aluguel e levar todos os adversários à falência para vencer o jogo. Em linhas gerais, esse é o objetivo de um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo, o Banco Imobiliário (ou Monopoly, na versão oficial em inglês). Acontece que a proposta original do jogo era exatamente o oposto: venciam todos quando até o jogador com menos dinheiro dobrava seus recursos.

trifid-nebula-1400x800-1017

Elizabeth Magie foi a responsável pela primeira versão do então chamado The Landlord’s Game (equivalente a O Jogo do Proprietário, em tradução livre) e tinha como objetivo denunciar os problemas da desigualdade na concentração de terra e como isso gera, ao mesmo tempo, prosperidade para uns e pobreza para muitos.

Mas a versão que foi comercializada e se tornou o jogo de tabuleiro mais vendido no planeta foi outra, a que premia quem consegue dominar os oponentes. E ainda mais: durante anos, a criação do jogo foi creditada a Charles Darrow, que roubara as regras do jogo de Magie, de acordo com o Museu Nacional de História Americana.

Como era o jogo original?

Nascida em 1866 em Illinois, nos Estados Unidos, Elizabeth Magie foi para Washington quando estudante e lá se tornou uma jovem intelectual. Com pouco mais de 20 anos, registrou sua primeira patente para um novo mecanismo que aplicou às máquinas de escrever.

Nesta fase da vida, teve contato com a obra “Progresso e Pobreza”, escrita pelo economista norte-americano Henry George como uma crítica ao monopólio de terras.

monopoly-primeira-versao-1400x1400-1017

Inspirada pelos escritos de Henry George, em 1904 Magie patenteou a primeira versão do The Landlord’s Game . Vinte anos depois, em 1924, ela registrou patente da versão finalizada. Assim como o Banco Imobiliário que conhecemos hoje, ele já era um jogo no qual os jogadores se movimentam sobre o tabuleiro a partir da sorte dos dados, precisavam comprar ou vender imóveis e poderiam até ir para prisão.

Jogo comprovava teses de autor

O objetivo do jogo de Magie era demonstrar que as teses de George estavam corretas em relação ao problema da acumulação de propriedades e da necessidade de taxas e impostos para regular os problemas. Assim, estabeleceu dois conjuntos de regras fundamentais para o jogo, de acordo com a historiadora Kate Raworth, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

As regras da “Prosperidade” determinavam que todos os jogadores ganhavam algo quando alguém comprava uma nova propriedade, uma forma de simular a proposta de George de taxar a terra. E o jogo era encerrado com a vitória de todos quando aquele que começou com menos dinheiro conseguisse dobrar seu capital.

A outra versão

As regras do “Monopólio” eram opostas – e muito similares àquela do jogo que conhecemos hoje. Os jogadores deveriam comprar propriedades o máximo que pudessem e coletar aluguel de quem passasse pela casa. Assim, levaria todos à falência e seria o vencedor único.

“Poderia muito bem ter sido chamado de “Jogo da Vida”, pois contém todos os elementos de sucesso e fracasso do mundo real, e o objetivo é o mesmo que a raça humana em geral parece ter: acumulação de riqueza”, escreveu Magie sobre sua criação na The Single Tax Review.

monopoly-segunda-versao-1400x1400-1017

Como o jogo foi adaptado?

A história oficial do Banco Imobiliário informa que seu criador foi Charles Darrow. Quando o jogo foi lançado, no segundo semestre de 1935, os EUA passavam pela pior crise econômica de sua história e Darrow apresentou à empresa Parker Brothers sua versão dos fatos: era um vendedor que estava desempregado por causa da recessão e em seu tempo livre com seus filhos criou as regras e o formato do Monopoly na garagem de sua casa.

Mas não foi assim que aconteceu. Segundo os registros históricos do Museu Nacional de História Americana, o The Landlord’s Game fez muito sucesso entre estudantes norte-americanos do começo do século passado. Tanto sucesso que chegou às mãos de um homem que percebeu o potencial do jogo, o próprio Charles Darrow.

A similaridade do Monopoly com o The Landlord’s Game veio à tona no ano seguinte e a Parker Brothers acertou o pagamento de US$ 500 para Magie. O acordo foi fechado, mas a versão oficial seguiu sendo a de que Darrow foi seu criador. Apenas na década de 1970, em uma disputa jurídica sobre os direitos do jogo, que a história foi desvendada.

No Brasil, Monopoly teve os direitos comprados pela Estrela, que o batizou de Banco Imobiliário. A Hasbro atualmente também comercializa o jogo, mas com seu nome original.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s