Online

Coçar os olhos aumenta o grau do óculos e causa astigmatismo: mito ou verdade?

Para algumas pessoas, esfregar os olhos é um ato corriqueiro e até mesmo prazeroso. No entanto, a prática não tem nada de inofensivo, já que pode causar prejuízos à córnea.

A seguir, entenda por que coçar os olhos faz mal:

Coçar os olhos provoca astigmatismo

Esfregar ou colocar as mãos nos olhos é prejudicial de diversas formas. A primeira delas é o contato com micro-organismos, sujeira ou poeira que possam estar em nossos dedos, os quais geram irritações e infecções oculares.

Segundo o oftalmologista Marcelo Pereira de Macedo, da Clínica Megamed, outro risco de coçar os olhos é o aparecimento ou o aumento do grau de astigmatismo, acometimento que deixa a visão desfocada, tanto a de perto quanto a de longe.

O problema é causado por uma anormalidade da córnea, que fica em formato irregular. Com isso, a visão é prejudicada.

“Quando se coça demais os olhos, a pálpebra cria um atrito com a córnea, o que estimula irregularidades que refletem no aparecimento da condição ou, em quem já a apresenta, no aumento do grau”, explica o especialista.

Ceratocone

Coçar os olhos constantemente e de forma busca ainda pode aumentar o risco de desenvolver ou piorar ceratocone, acometimento em que a córnea adquire um formato cônico, o que distorce gravemente a visão.

O que fazer?

Buscar um oftalmologista é o primeiro passo para investigar e tratar possíveis alterações que já possam estar instauradas nos olhos. No caso do astigmatismo, o tratamento é feito com lentes corretivas (de contato ou óculos) ou cirurgia.

colirio-olho-1016-1400x800

O profissional poderá receitar antialérgicos, para quem sofre com a coceira pela alergia, e lubrificantes oculares, para evitar o ressecamento.

Outra dica é lavar os cílios e sobrancelhas com shampoo neutro, obviamente fechando os olhos. Tal medida é importante para afastar impurezas, poluição e resíduos de maquiagem que possam irritar os olhos e fazê-los coçar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s