Mundo Viagem

As pontes mais impressionantes em uma cidade que fica dividida sobre rochedos

Constantina, terceira maior cidade da Argélia, está longe da rota turística, mas tem história e urbanização peculiares, com pontes em locais “dramáticos”.

Conhecido como “Cidade das Pontes“, o lugar sofreu alterações impressionantes na paisagem, com grandes estruturas de concreto e cabo ligando um ponto a outro.

Cidade das pontes: urbanização de Constantina, na Argélia

Há quatro grandes pontes que passam em cima do Rio Rhumel, que nada mais é do que um curso de água de 12 metros de largura.

Acontece que embaixo dele há um barranco, sinuoso e profundo. As pontes ficam a 110 metros de altura. Sem elas, os moradores ficariam isolados em partes da cidade, já que a geografia do local é bem sinuosa.

argelia-ponte-sidi-mcid-1117-1400x800

A mais impressionante é a passarela de Sidi MCid (acima). Criada em 1912, ela se integra à geografia do local e fez parte de um acelerado processo de urbanização da cidade.

História

A modernidade e a história, aliás, se cruzam o tempo inteiro. A cultura de Constantina é interessante porque resulta da pluralidade causada por invasões de povos árabes, europeus, judeus, entre outros.

A cidade é uma das mais antigas do mundo: no período clássico, se chamava Cirta e só foi renomeada pelo imperador Constantino, em sua própria homenagem.

ponte-argelia-meio-1117-1400x800

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s